[Naruto] A Queda de Masashi Kishimoto (Mangaká de Naruto)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Naruto] A Queda de Masashi Kishimoto (Mangaká de Naruto)

Mensagem por Ken em Dom 7 Nov - 21:29

Reportagem meio Longa, só pra quem curti ler e tem paciencia
Spoiler:
Seguinte, vou deixar claro: Reservei toda a fileira do fundo para caso Narutards venham e encham o saco. Façam o favor de ficarem nos lugares marcados. Grato. O assunto de hoje eu fiquei cozinhando durante quase SEIS meses. Não porque não tivesse material suficiente, Kishimoto vem me fornecendo cada vez mais argumentos para o que vou alegar aqui, e espero que ele esteja fazendo isso com a intenção de dar a volta por cima em algum momento, senão minha frase será absoluta: Masashi Kishimoto matou seu mangá Naruto. E com um tiro de escopeta, no meio dos olhos, pra estragar o velório. E fez isso conscientemente, procurando seguir por alguns dos grandes pecados que eu citei lá atrás, em um texto sobre as falhas dos autores. Discorrer sobre essa obra, então, não é novidade. Mas como eu cansei de ver defesas sem sentido algum, quero ajudar a por a pá de cal no assunto e esperar pela salvação de Naruto. Ou seu completo fim.

Começar pelo maior argumento dos fãs do autor. Digo, do autor, não da obra, porque ser fã não é ser fanático propriamente dito. A palavra é uma apropriação do termo original, com a idéia de suavizá-lo. Um fã não precisa gostar de tudo que é feito com o seu objeto de apreciação. Tem de ter senso crítico, na verdade, para conseguir julgar se aquilo ainda é o que ele passou a gostar a princípio. Logo, os fãs atuais de Naruto se dividem entre Narutards (extremos, que vão do profundo amor ao intenso ódio pelo trabalho atual) e fãs, com percepção de qualidades e defeitos. A alegação de ambos, no entanto, é a mesma: Kishimoto sabe o que faz. Acredito, ele realmente sabe o que está fazendo. E não sei se ele gosta, mas continua fazendo. Desde o Exame Chuunin, para visualizar o ponto mais longínquo, ele preferiu trabalhar com o futuro, mas foi somente a partir da aparição de Itachi que ele se apropriou do seu dogma: As ações dos personagens nunca tem efeito próximo, apenas retardado. Decidir que você irá matar alguém não quer dizer que será recriminado AGORA, somente depois que você tiver feito. E isso se tiver sucesso. Assim, as sagas vão se entrecruzando e o autor tenta deixar pistas de seu complexo plano, apesar de não perceber a grande falha: Ninguém é telepata ou sensitivo, e tem certas coisas que não vão perceber nem com o guia visual do lado.

Digo isso tendo lido Eichiiro Oda (de One Piece), Nobuhiro Watsuki (Samurai X/Rorouni Kenshin), Katsura Hoshino (D.Gray-Man), Yoshihiro Togashi (HunterXHunter e Yu Yu Hakusho), etc., todos bons autores de shounens que trabalham com o futuro, não se prendendo a sagas específicas. Hoshino, por exemplo, deu dicas do segredo de Allen desde o primeiro capítulo, assim como Watsuki construiu o passado de Kenshin em cima de seu futuro (em uma reversão de conceitos que deu certo). Kishimoto utilizou de forma grandiosa esse artifício durante a fase original do mangá, mas, em algum momento de Shippuuden, seu grande trunfo desgastou e começou a cansar ter de ler nas entrelinhas as ações dos únicos personagens com que Kishimoto se importa: Naruto e Sasuke. E não me venham dizer que não é verdade, pois autor nenhum faz o que Kishimoto fez com seus coadjuvantes: organizou-os em alguma pastinha na qual ele pesquisa, vez por outra, para ver qual deles pode ser utilizado em alguma cena, sem se importar com seu crescimento pessoal. Vamos, sejam sinceros, a idéia de colocar a batalha final contra Kisame pode ter sido o motivo que levou a pôr Gai-sensei no mesmo barco que Naruto, mesmo assim ignorou completamente o fato que Gai é um guerreiro, que não se absteria da guerra simplesmente porque é importante proteger um Jinchuuriki. Esse trabalho nunca dependeu de força, e sim de astúcia. E o personagem não seria, de longe, a melhor possibilidade.

Aliás, aproveito esse arco para citar outro problema que Kishimoto encontrou em sua genial jornada do herói: Não conseguir evolui-lo sem ser através de exaustivos treinamentos. É a única razão pela qual Naruto poderia ter sido colocado em uma ridícula missão que nem acredito que ele levou a sério. Ainda mais sendo considerada Classe S. O autor abusa da ingenuidade do personagem, provando cada vez mais que ele não tenciona torná-lo Hokage. Ou Naruto é um excelente ator e finge que confia em Yamato e que está fazendo aquilo de verdade. Talvez seja Kishimoto tentando resgatar o humor que se perdeu entre os contínuos dramas de seus vilões (já que herói nenhum tem seu momento “Ooooooh” desde Shikamaru), o que é uma escolha arriscada. Não é o melhor momento para piadas de mau gosto como a do enorme tatu e sua sexualidade. A cena, que chegou a ser o foco de Naruto em dois capítulos seguidos, é causa de constrangimento e não se faz valer logo depois de algo tão forte quanto o reencontro de Kushina e seu filho. Sério, ele acabou de saber toda a verdade sobre a mãe e entra nessa situação? Ainda mais depois de ver o suicídio honroso de Kisame? Esse não é o protagonista que conheci e admirei.

Naruto não é o mesmo personagem da luta contra Pain ou mesmo aquele em que Hinata, Sakura, Shikamaru, Kakashi, Tsunade e tantos outros puseram sua confiança. Ele estaria, teoricamente, amadurecendo, pronto para enfrentar seu principal e eterno antagonista, Sasuke Uchiha, ao ponto de os dois estarem no mesmo patamar. ESSA é a verdadeira jornada do herói. Logo, colocar momentos cômicos não é algo impossível, ninguém amadurece se tornando sisudo. Mas daí a passar para o escracho e a perda de noção, utilizando a fraca, porque não dizer pouco inteligente, colocação de que precisam resguardá-lo para que Tobi/Madara não o capture é exagerar no clichê. Clichê mal escolhido, ainda por cima. Acabou levando ao mais tenebroso plot twist que Kishimoto poderia escolher: Tentando capturar Naruto, Kabuto leva Yamato, contente em ter conseguido uma forma de aumentar ainda mais seu armamento, que nem considero grande coisa. Sério, Zetsu parece poderoso e não podemos subestimar Madara com Rinnegan e Mangekyou Sharingam, além de ter todo o poder de fogo de Kabuto, mas já vimos que Sasuke só vai lutar com Naruto e eu poderia citar ao menos uns dez personagens fortes o suficiente para frazer frente à Akatsuki. Entra aqui um problema evidenciado pelo colega de Shonnen Jump, Kubo Tite, chamado simplesmente de Queridinho do Autor.

Os Uchihas são, em sua maioria, homenagens ao irmão gêmeo Seishi, e por isso recebem o carinho do autor, claro desde o primeiro vislumbre de Sasuke. Não é um problema. Nami, de Oda, é sua personagem favorita também e mesmo assim a preferência por ela não impede Ruffy de brilhar, ou mesmo os outros sete membros da tripulação. O furo de Kishimoto (heh) é na hora de colocar os Uchihas na história. Desde que Madara apareceu, quando vimos que Tobi era o verdadeiro líder da Akatsuki, Kishimoto tem achado formas de colocá-lo em buracos da história. Ele foi o homem que lutou com o primeiro Hokage, fato que já estava escrito há muito tempo, assim como quem levou Itachi a desenvolver o Mangekyou, deu o Rinnegan a Nagato, transformou a Akatsuki em uma força terrorista de verdade, subverteu as buscas de Sasuke e liberou a Kyuubi sobre Konoha. Se tornou um personagem várias vezes mais cruel e mais forte que Orochimaru, que acabou reduzido à uma segunda personalidade de Kabuto, que parece se misturar cada vez mais com a primeira. Pior, sempre que Madara aparece, ele arranja alguma forma de derrubar alguém e consegue, sem grande esforço, tirando o momento em que Konan (talvez na única batalha recente que realmente apreciei) explodiu metade de seu corpo de forma berserker. A mesma determinação é dada a Sasuke, que não fosse o melhor amigo (como?!? Sério, Naruto chegou à estupidez) do protagonista seria claramente um vilão de larga escala. Não há desculpas para sua loucura, ele é como uma bala perdida. Alguém mira em qualquer coisa e atira e lá vai ele correndo para degolar. Seus escrúpulos já se perderam a tempos e seu modus operandi é igual à de um serial killer. Ele não dialoga, apenas grita imprecações e solta jutsus que nem ele sabe de onde tira. Para entornar ainda mais o caldo, é a esse personagem sem sentido que Kishimoto continua dando poderes.

O que poderia ser uma justificativa para o contínuo crescimento da parte física de Naruto. Bem claro, da parte física, não mental ou emocional. O ovo que Naruto era só piorou e nem mesmo quando uma garota declara seu amor por ele e se sacrifica ele parece dar um tempo para repensar em suas relações com as outras pessoas. De fato, Kishimoto é um péssimo formador de casais e desafio qualquer um a me dizer UMA dupla feliz nessa lenga lenga toda. UMA. Mortos não contam como felicidade, senão Zabuza e Haku estariam até hoje em lua de mel. Aliás, existe apenas um sentimento para o qual dá certo valor, que seria o da amizade, ou melhor dizendo, lealdade, porque amigos mesmo são poucos em Naruto. Não sei quanto a vocês, mas cada vez mais parece que os coadjuvantes ficam distantes do protagonista, invalidando a idéia de que ele conseguiu o respeito daqueles à sua volta. Como dizer que ele tem a confiança deles se eles não têm oportunidade de demonstrar? É aí que entra talvez a maior polêmica que Kishimoto poderia criar: Aos poucos ele vai se contrariando.

Talvez seja por esse ponto que o texto tenha sido iniciado. Discutindo com uma amiga, boa de argumentar sobre Naruto (olha o blog dela aqui), chegamos a uma conclusão um tanto chata… Naruto não é o tipo de protagonista que parecia ser. No começo, todas as suas conquistas eram por esforço, pela força de vontade que ele demonstrava contra a descrença geral, pela insistência e teimosia. O que mudou é que, cada vez mais, parece que ele nasceu em um berço de ouro. O pai era Hokage, o que por si só não incomodaria, mas foi ele quem bolou exatamente o principal jutsu de Naruto, o Rasengan. Assim, o aprendizado de Naruto parece menos valoroso do que é. Além do mais a mãe não só era a Jinchuuriki anterior (algo meio desnecessário para a trama, apesar de legal) como também era descendente de grandiosíssimos ninjas, vinda de uma vila perdida, cuja arte também parece sumir, e era uma das maiores ninjas de Konoha. E aí? ESSE é o protagonista que a gente lembrava? Para mim, não. PORÉM, e isso é o que espero do Kishimoto, ainda há a possibilidade da personalidade de Naruto voltar a vigorar e vermos esse mesmo ninja fazendo o impossível, coisas que sua hereditariedade não poderia ser atestada.

Kishimoto não é um autor bobo, muito menos tem cartas na manga diferentes da de um bom jogador de pôquer. Seu estilo artítisco está cada vez mais excêntrico (pra não dizer feio) e sua narrativa enrolada, mas a trama do seu mangá promete, e os fãs imploram por um arco bom para fechar as Crônicas do Furacão com estilo e o Naruto que eles lembram ter um final feliz. Ou, se possível, condizente com tudo que já foi visto.

Matéria por: Sake com Sal - http://sakecomsal.com.br/

Ken

Re: [Naruto] A Queda de Masashi Kishimoto (Mangaká de Naruto)

Mensagem por Mr. Evil em Dom 7 Nov - 23:58

Ri do narutards kkk, : qualquer coisa + fanatismo = merda ...

Fala um poco do naruto manga atual, se não quiser ler ... não leia :bounce:

Spoiler:

Desde que puseram o Gai na tartatuga, to meio chateado exatamente por isso :
ele não é homem de proteger, ele eh uma maquina destruidora.
A saga do sexo to tatu : sem comentarios kkk
Eu axo q msm ele tendo basicamente dado atenção ao Naruto e Sasuke,
irá incluir os outros personagens na história agora.
Essa guerra deve justamente mostrar isso. (ressussitou vivos e mortos )
Ainda tem pontos obscuros na trama e isso meio que nos move a estar curioso.

O Madara
(que de Tobi soh tem o fato dele ser estrabico, lembrando : lutou com Hashirama e tem DOIS olhos *.* - apostei q ñ era o tobi ihaaa)
querendo virar o eremita dos 6 caminhos, com certeza não morreria pela Konan, mas tava obvio q ele ia mostrar nessa luta que ela não é uma simples Sakura (-q) na vida de Nagato.

Pourra os amigos de naruto não melhoraram nem um pouco ? cade o Chouji - borboleta, Kiba - Fera de duas cabeças, Neji prodigio que não faz nada, Shikamaru - morto ... ?

Tudo aponta na vdd (pra mim) para que o Sasuke e o Naruto se juntem contra o Madara (ele tá tenso : Sharingan + Rin'negan+ Poderes Senju, e olha q de acordo com o que ele disse (510 axo) ele ñ está completo ... - 3 de 6 já foram

Enfim, prevejo (sl, axo q é mais um desejo) que de agora em diante, ele redescubra o RITMO de Naruto, pois está precisando mt.
Esse ultimo climax me animou *.* ou seja, nem tudo são dorgas awesome (quase tudo eh) *.*

Mr. Evil

Mensagem por Kaze em Seg 8 Nov - 10:37

Realmente, naruto mudou... cadê aquele garotinho bobo que dizia itadakimasu com tanta alegria?? quando eu vi o shippuden pela primeira vez, o naruto disse com tanta tristeza o itadakimasu... e outra, naruto era tão obsecado por se tornar hokage... agora ele nem fala tanto sobre hokage... é mais "eu quero o sasuke de volta pra podermos brincar de medico"
a hinata e a sakura se confessaram para ele... e ele ligou? tava querendo o sasuke '-'
Antes no naruto classico os "amigos" dele apareciam direto e tals fazendo missões... agora? se não fosse os fillers o shino e o neji taria com raizes já;

oque ESTRAGA o naruto é essa obceção pelo sasuke...

Go on and take a boww

:: Where Have You Been ::

Gallery Kaze

Where have you been?
'Cause I never see you out
Are you hiding from me, yeah?
Somewhere in the crowd

Kaze
Administrador e Designer
Administrador e Designer

http://gallerykaze.blogspot.com/

Mensagem por Mr. Evil em Qua 10 Nov - 23:36

agora ele nem fala tanto sobre hokage... é mais "eu quero o sasuke de volta pra podermos brincar de medico"
a hinata e a sakura se confessaram para ele... e ele ligou? tava querendo o sasuke '-'

AHHHH MORRI

kkkk - LOL ashaushaushasuah

Antes no naruto classico os "amigos" dele apareciam direto e tals fazendo missões... agora? se não fosse os fillers o shino e o neji taria com raizes já;

Agora o heroi ñ pode mais ter amigos, pourra, o kishi afastou todos dele ...

O que estraga é a obsessão pelo Sasuke ... , pow a HINATA ... kkkk - ( ela é gatinea )
A sakura tudo bem (Inutel), já que é outra maniaca pelo sasuke ...

Só esperar, a tendencia agora é melhorar XD XD XD

Mr. Evil

Mensagem por Bruno_DK em Qui 11 Nov - 8:42

O que posso dizer desse texto enorme?

Concordo com tudo o que ele disse. Sério, sem tirar nem por.

Porra, a Hinata se confessou pro kra e ele nem ao menos dá um tempo pra poder falar alguma coisa pra garota?

Puta que pariu hein Kishimoto...

Bruno_DK

Mensagem por TheFunker em Seg 6 Dez - 22:36

Bom... Lá vamos nós xD

Creio que a queda da qualidade em Naruto não se deva apenas ao Kishimoto em si, mas a um outro fator que se chama PROLONGAR DEMAIS UMA HISTÓRIA QUE JÁ DEVERIA TER ACABADO SÓ PRA GANHAR DINHEIRO EM CIMA DELA!

E por favor não digam que estou errado xP

Com tantos arcos e fases, Kishimoto poderia ter se aproveitado melhor dos personagens que já tinha. Entretanto, que foi que ele fez (talvez até por pressão da JUMP, o não)? Com a merda fazendo sucesso, decidiu-se criar mais um bonequinho aqui, mais um ali, tudo pra ir prolongando algo que já não tinha voltado tão bem de sua primorosa primeira fase pra ganhar verdinhas...

Cara, sou só eu que olho para trás e vejo que o Naruto não aprendeu praticamente nada com o Jiraya? Meu Deus! o.o

Po**a, se o Jiraya tivesse ensinado logo de início o modo Sannin, por exemplo, ao moleque ao invés de ficar tentando inutilmente fazer ele dominar o chakra da Kyubii (algo que ele não conseguiu nem agora que a sobrepujou, pois ainda corre um enorme risco de morrer por causa disso), talvez tivessemos outro tipo de luta entre o Naruto e o Orochimaru (que é algo que eu ainda sonho ver, os dois trocando uns sopapos com o Naruto na forma normal e LÚCIDO do que está fazendo *-*)...

Todos tem razão sobre o comportamento obssessivo do protagonista por Sasuke... Reparando bem, não sobra tempo pro Naruto pra mais nada a não ser perseguir o 'amigo' que só faz ele se lascar na vida... Isso é triste, já que o principal sonho dele, o de ser Hokage, pareceu ser destruído por isso i.i

Mas, pelo tanto que Kishimoto diz ter estudado para ser um bom mangaka, eu espero sinceramente por uma grande virada nas coisas ^^

Porém, nada cobrirá o fato da declaração de amor da Hinata ter ficado completamente perdida no vácuo... Algo muito, muito desperdiçado e triste e a minha maior decepção até agora...

TheFunker

Mensagem por Shiro-kun em Qua 8 Dez - 16:06

Corcordo com oque os post ateriores em pontos e discordo de outros (normal)
bem no meu ponto de vista quando hinata se declara para ele e pain a derrota
naruto enfurece e libera ateh a 8 cuada ,lembrando que na luta contra orochimaru na ponte do céu e da terra ele liberou ateh a quarta cauda e naum se lembrava de boa parte do que havia acontecido, (será que naum seria esse o caso do naruto ?)
mesmo ele tendo conseguido voltar a sua forma original

Tbm sabemos que naruto eh muito desligado ao ''amor'' (isso naum mudou des do classico ) " ele naum conhece os sentimentos das mulheres" como disse o Jiraya no primeiro episodio de shippuden

E naum acho que a historia esta sendo prolongada muitos pontos da historia
naum estavam sendo esclarecidos des do classico precisou de uma trama que envolvesse e explicasse cada ponto naum esclarecido como a morte dos pais do naruto
foi para mim algo que naum teria sido explicado melhor na trama se ele naum tivesse
que aprender a controlar o chakra da kyuubi , concordo dele ter perdido a inocencia
mas a ideia de amizade naum se perdeu soh mudou

E tbm se o naruto TIVESSE aprendido o modo sannin antes como disseram anteriormente
naruto naum teria vencido pain e provavelmente nem aconteceria a confissão da Hinata
ele seria morto muito antes da confisão dela ==

Em naruto valoriza mais os amigos do que o titulo de hokage (lembrando que alem de ser hokage ele tbm queria ser reconhecido pela vila e como vimos foi reconhecido como heroi)

E ainda questiono será que mesmo dizendo da decaida kishimoto ,ele conseguindo se mater nos top ranking de magás mais vendidos na jump durante anos , isso soh se consegue por dinheiro? pressão da editora ? para mim isso eh besteira para alguem que consegue isso tudo eh na base do esforço e dedicação pelo mangá ( assim como bleach , one piece entre outras series de sucesso) aqueles que se baseam em coisa futeis para ciritcar a "decaida" duvido que faria algo melhor para o enredo de naruto .

Tnho muito a falar mas o post jah esta grande demais quem sabe mais tarde

Última edição por Shiro-kun em Qua 8 Dez - 20:29, editado 1 vez(es)

Shiro-kun

Mensagem por cyber1000 em Qua 8 Dez - 20:24

[quote="Mr. Evil"]
agora ele nem fala tanto sobre hokage...

ele falou a razao do pk pro proprio sasuke... se nao viram vissem xD "como alguem k nao conseguiu salvar e trazer de volta o proprio amigo pode se tornar hokage..."

Kit Kobayakawa Sena - Aishīrudo Nijūichi no Running Back

by old soul

Hiruma:
Kit Hiruma - Commander From Hell YA-HAAAAAAA

XboxLive and MyAnimeList:

cyber1000
Designer
Designer

Mensagem por Shiro-kun em Qua 8 Dez - 20:27

isso aew
adoro essa frase
dele impactante

Shiro-kun

Mensagem por TheFunker em Sex 10 Dez - 22:41

Sobre a parte da declaração da Hinata... O que eu não entendo é o porque de não ter acontecido uma cena posterior mostrando ou ela hospitalizada (já que o ferimento que ela sofreu pareceu ser bem grave), ou o Naruto ao menos conversando com ela sobre isso...

Concordemos: Onde no mundo uma mulher diz que ama um homem e ouve o vento de resposta depois?

Isso foi um furo e dos feios de Kishimoto-san, não ter dado uma cena pra ter desenvolvido esse fato que foi importantíssimo.

Sobre o restante, são opiniões mais pessoais. Mas, se Kishimoto-san não enrola em seu mangá, então por que ele adicionou Juugo e Suigetsu na trama? Alguém se lembra de que eles sumiram no arco do ataque aos kages e até agora não deram as caras de novo?

Yay, é ver no que dá =3

TheFunker

Mensagem por Ken em Sex 10 Dez - 22:51

Ele simplesmente cria tantos "bonecos" que acaba esquençendo de dar um final para eles, Nidaime, Juugo, Suigetsu entre outros, personagens que simplesmente apareceram e sumiram sem nada.

Mas realmente espero que ele saiba o que está fazendo, gosto muito do manga (do manga, porq parei de assistir aquela merda de anime) ;D

Ken

Mensagem por Mr. Evil em Sex 10 Dez - 23:38

eu achei que quando fossem explicar o edo tensei explicaria mais sobre o nidaime
eu acho que ele já falou com a hinata, mas vai mostrar em flashback, sl.
o juugo e o suigetsu vão aparecer com o sasuke, falando algo sobre o madara te-los resgatado.

Para mim o naruto está mais responsavel.
Ele não quer ser o melhor, apenas forte o bastante para proteger a todos.
Principalmente o sasuke =X

Mr. Evil

Mensagem por Kaze em Sab 11 Dez - 0:06

Teoria FAIL que eu tive nos pensamentos '-'

O kabuto disse > Quer dizer, foi basicamente assaltar tumulos... Alguns estavam tão decompostos que eu nem sabia dizer quem era.... eu falhei mais que algumas vezes

---------------
Se alguns dos tumulos o Kabuto não conseguiu indentificar o corpo, vai saber se ele não conseguiu indentificar o cadaver do fake nidaime... e o verdadeiro está vivo??

tá tá. FAIL a teoria... mais meio que faz sentido... se o orochimaru não tivesse invocado o nidaime na luta do sandaime, teria sentido '-'

Go on and take a boww

:: Where Have You Been ::

Gallery Kaze

Where have you been?
'Cause I never see you out
Are you hiding from me, yeah?
Somewhere in the crowd

Kaze
Administrador e Designer
Administrador e Designer

http://gallerykaze.blogspot.com/

Mensagem por Mr. Evil em Sab 11 Dez - 3:23

obs : GO GO GO comentar sobre naruto atual em sua seção :
aki inicialmente seria para comentar a materia XD

In topic : Cada vez mais estou gostando de ler o manga, serin
ficando interessante XD

Mr. Evil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: